Meu fumo e os hipócritas
por Eleonora Gailewitch
FUMANTESUNIDOS.ORG
« Sou viciada, sim, admito, mas apenas em cigarros. Meu vício foi escolhido como vilão. De todos os males do mundo. Qualquer ser humano a partir de seus 3 anos já foi advertido que o fumo causa câncer de pulmão, e tantos outros, todas as doenças coronárias do mundo, e agora, todos os outros males do planeta.
Escolheram apenas o meu, não o vosso. Vossas comidas encharcadas de gordura entupidas de puro colesterol, vossa cocaína que destrói famílias, vosso álcool que mata no volante, destrói famílias, corrói caráter, vosso veneno escorrendo pelos cantos de vossa boca.
Aboliram agora o risco do fumante passivo. Entendo que a partir de hoje nenhum não-fumante mais sofrerá de ataques cardíacos, nem câncer, nem doenças correlatas. Vocês, seres superiores, estão agora liberados do nosso maléfico contagio. Me apresentem vossas novas estatísticas. Quero absorvê-las. Quero números reais que me provem que meu cigarro que lhes causava tantos males agora os livrou de todos eles!
Mas, espera - por que então eu devo ser bombardeada pelos restantes agentes cancerígenos que não os escolhidos por vocês? As bombadas de monóxido de carbono de cada carrão envenenado ou caminhão mal regulado (todos?), dos corantes que impregnam tantos produtos alimentícios, principalmente os servidos às nossas crianças, dos agrotóxicos, dos adubos e fertilizantes envenenados, dos fios de alta tensão, dos microondas e celulares cujos efeitos “ainda estão em estudo”, das gorduras saturadas e não saturadas, e todos vossos vícios? Alguém já se questionou porque o meu virou crime e o vosso não?? Por que minha ocasional fumaça secundária, que me trará um câncer em uns 40 ou 50 anos e a vocês em uns 110 ou 115, lhes incomoda mais que todo o resto junto? Quantos fumantes espancam e arruínam suas famílias? Quantos fumantes desinteressantes e monótonos vocês conhecem?
O que lhes incomoda realmente? Será o tédio de vossas veias entupidas de comida gordurosa? Será vossa intolerância humana, vosso casamento fracassado, vossa inexistência sexual? Quero respostas agora. Cansei de ser o capacho de vossas frustrações. Cansei de ser o esporro de vossa intolerância.
Me isolarei com meu vicio se vocês me pouparem dos vossos. Quero saúde, sim, mas quero principalmente liberdade, e isso vocês não me darão. Vocês a temem, escolherão outros sempre, apenas não o vosso, o perverso, o escondido – o que não solta fumaça.
Minha pergunta: por que nos dias de hoje, mais do que em tempo algum, jovens se iniciam no alcoolismo cada vez mais cedo, o vício em drogas atinge níveis incomparáveis, e por que cada vez mais pessoas precisam de antidepressivos, calmantes, soníferos e outras muletas para conseguir atravessar um dia?
Tenho pena de vocês, neuróticos frustrados e políticos demagogos que descarregam vossa amargura em cima do meu cigarro para despistar e encobrir tantos problemas realmente imensos que não lhes interessa resolver. »
Sem comentários:
Enviar um comentário